sexta-feira, 28 de agosto de 2009

AMIGOS DA ESCOLA




O QUE É ESSE PROJETO?

Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica.

O projeto estimula o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.

O projeto é implementado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.

O Amigos da Escola é um projeto de comunicação implementado de forma descentralizada. Ele utiliza a força mobilizadora da Rede Globo para sensibilizar a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública (em seu papel essencial de educação formal e centro da comunidade). Além disso, desenvolve ferramentas úteis para a escola que realiza ou pretende realizar atividades com voluntários.
O que o Amigos da Escola se propõe a fazer?*Mobilizar voluntários por meio de campanhas na TV e informar a população (pelo site e pelo telefone) sobre as escolas que estão interessadas em receber voluntários;*Divulgar boas experiências nos espaços jornalísticos da Rede Globo;*Promover Dias Temáticos nacionais que possam ser aproveitados pela escola para dinamizar suas atividades e projetos;*Contribuir com subsídios para a direção da escola, fornecendo informações e recursos para que a própria escola desenvolva suas competências para o melhor aproveitamento e organização das atividades.
*****************************************************************
PARCERIAS
REDE GLOBO

A comunicação é o fio condutor de todas as ações sociais implementadas pela TV Globo. Todos os seus projetos sociais foram implantados com base na premissa de que a maior contribuição social de uma empresa de comunicação é a divulgação dos bons exemplos, a mobilização, a prestação de contas e o esclarecimento da sociedade. É dessa forma que uma empresa de comunicação com o perfil da TV Globo pode fazer a diferença.

Outro denominador comum é a educação. A Globo entende que a educação é o tema prioritário a ser privilegiado nas ações sociais, representando o caminho ideal para se alcançar um consistente desenvolvimento com justiça social. Foi sob essa ótica que surgiu a ideia do Amigos da Escola – como contribuição à mais relevante das questões sociais, a educação – lançado em 1999. O papel da Rede Globo A Rede Globo é a responsável pela coordenação nacional do projeto, juntamente com as emissoras afiliadas participantes.

A Globo se propõe a:
- produzir conteúdos e fornecer subsídios para estimular atividades;
- incentivar o voluntariado (por meio da divulgação de campanhas e ações do projeto);
- promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências;
- deixar claro o papel da responsabilidade do Estado na educação pública;
- buscar parcerias nacionais para aumentar a eficácia do projeto;
- dar visibilidade aos seus parceiros.
**************************************************************************
O FAÇA PARTE

Foi criado em 2001 para coordenar no Brasil as atividades do Ano Internacional do Voluntário, e vem priorizando suas ações na área educacional. Desde 2002, é parceiro do Ministério de Educação e Cultura (MEC), do Consed, da Undime e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no desenvolvimento do Programa de Voluntariado Educativo. Criou em 2003 o Selo Escola Solidária, que permite conhecer e reconhecer os projetos de voluntariado educativo das escolas brasileiras. Com o Selo Escola Solidária, ficou demonstrada a expressividade do voluntariado nas escolas de todo o país.

Os projetos de voluntariado educativo reconhecidos pelo Selo Escola Solidária mostram que os alunos vêm se destacando como os primeiros e principais amigos da escola. O papel do Faça Parte no Amigos da Escola O Faça Parte atua como facilitador e articulador institucional entre os diferentes parceiros do projeto e assegura a base conceitual e metodológica, além de orientar as capacitações desenvolvidas.
**************************************************************************
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)
é uma instituição colegiada, representativa dos secretários e dirigentes de Educação dos municípios. São mais de 5.500 municípios no Brasil e, por isso, a Undime tem uma forma própria de se organizar. Há a Undime Nacional, com representantes de dirigentes de cada Estado, que também se reúnem para discutir as questões educacionais. Para descentralizar e manter a representatividade dos municípios, em cada Estado se organiza uma Undime Estadual, com representantes das diferentes regiões do Estado. Esse modelo de organização leva em conta a quantidade de municípios, a diversidade e a distância física entre eles, e tem por objetivo promover maior integração e qualificação do ensino público. O papel da Undime Representando os responsáveis pela educação pública no âmbito municipal, cabe à Undime, por intermédio das secretarias municipais de Educação, a coordenação, o apoio e a orientação às escolas públicas municipais.
***************************************************************************
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED)
é uma instituição colegiada que conta com a participação de todos os 27 secretários de Estado da Educação. Assim como as escolas organizam seus conselhos, os secretários de Educação também se unem para trocar ideias sobre a política educacional, discutir problemas ligados à área e tomar decisões conjuntas que possam contribuir com a melhoria da educação. O papel do Consed Representando os responsáveis pela educação pública no âmbito estadual, cabe ao Consed, por intermédio das secretarias de Educação, a coordenação, o apoio e a orientação às redes escolares.
**************************************************************************
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
foi criado pela ONU em 1946 como um fundo emergencial para socorrer as crianças dos países devastados pela II Guerra Mundial. No Brasil, o Fundo atua desde 1950 ao lado de governos e da sociedade civil para promover e garantir os direitos de cada criança e de cada adolescente. Sua atuação está principalmente centrada na articulação, no monitoramento, na avaliação e na promoção de políticas públicas na área da infância e da adolescência. Para isso, cumpre seu papel com responsabilidade e independência, garantindo a transparência de suas ações e desenvolvendo seu Programa de País baseado em pesquisas e dados atualizados, que permitem fazer um diagnóstico sobre a realidade da infância e da adolescência. A parceria do UNICEF com o Amigos da Escola tem por objetivo fortalecer as ações do Programa na direção da participação da comunidade escolar de modo a garantir garantir o direito de aprender de cada criança e cada adolescente, alunos e alunas das escolas participantes.
***********************************************************************
A ESCOLA
é o local privilegiado para o desenvolvimento de ações de voluntariado na educação. É, portanto, a instituição central e a mais importante do projeto. Cabe à escola o desenvolvimento e a coordenação das atividades realizadas nas suas dependências com a comunidade de entorno, conforme suas necessidades, interesse e seu projeto político-pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário