sexta-feira, 28 de agosto de 2009

JOVENS ILUSTRADORES


Estamos recebendo em nossa escola dia 26, 27, 28 a 2ª etapa do concurso Jovens Ilustradores da Vale.

No dia 26 (quinta-feira) tivemos a abertura, contamos com a presença da secretária de educação Raimunda Craveiro, o representante da Vale Pedro Scaldini, a Supervisora da Escola Waldelice, nossas coordenadora Selma e Ana, o diretor Deuseval, os Assessores de imprensa da Vale Alexandre e Bárbara e da ilustradora Dulce Nascimento.
O projeto Jovens Ilustradores, lançado pela Vale dia 5 de junho, chegou ao Estado do Pará.
O programa passou por dez municípios das regiões Sudeste e Nordeste e já atuou com cerca de dois mil estudantes do 8º e 9º anos. Ao todo, o programa vai envolver estudantes e professores da rede pública em 17 cidades brasileiras onde a Vale atua.
Deste total, serão selecionados seis jovens e um professor que farão os selos que ilustrarão as espécies selecionadas para a segunda edição do prêmio Brasileiro Imortal - onde uma personalidade é eternizada ao batizar o nome de uma planta descoberta na Reserva Natural Vale, em Linhares (ES), Sítio do Patrimônio Natural da Unesco. O trabalho dos alunos será estampado em selo comemorativo dos Correios.
O prêmio Brasileiro Imortal será lançado em outubro deste ano. Como no passado, o Brasileiro Imortal prevê a eleição, via internet, de pessoas ligadas à causa socioambiental.
O Jovens Ilustradores pretende despertar aptidões artísticas e disseminar conceitos de educação ambiental e conhecimento botânico entre jovens de 8º e 9º anos do ensino fundamental.
O projeto sociocultural, que começou pelo município de Rosário do Catete, em Sergipe, criará núcleos de ilustradores botânicos por meio da realização de oficinas locais de aprendizagem.
A ilustradora botânica Dulce Nascimento, discípula da inglesa Margaret Mee, é a coordenadora do projeto. Dulce foi a responsável pela ilustração dos selos usados no Brasileiro Imortal 2008. Junto com ela, estará a ilustradora Ana Iath. D. O seu convívio com Dulce, Ana assimilou a técnica apurada, o traço delicado e a paixão por ensinar, tendo desenvolvido e aplicado uma técnica para ensino de adolescentes. Técnica esta, baseada em uma metodologia especialmente voltada para o ensino da ilustração botânica como forma de desenvolvimento artístico e de educação ambiental.Plantas nativas de cada região serão os temas das ilustrações nas oficinas regionais programadas.
Os sete selecionados serão conhecidos no dia 21 de setembro, Dia da Árvore. Eles farão uma oficina de quatro dias na Reserva Natural Vale, em Linhares. Lá, o grupo fará as ilustrações das espécies recém-descobertas na reserva e que serão usadas na edição do prêmio deste ano. Além dos selos, os alunos terão seus trabalhos expostos nas cidades onde a Vale atua.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário